sábado, outubro 06, 2007

New York, New York

Depois de Washington, seguiu-se Nova Iorque, a ultima jornada das ferias 2007. A chegada fez-se por um dos muitos aeroportos que servem a cidade - o JFK International Airport. Depois de recolhidas as malas (nenhuma se perdeu no meio de tanta viagem... nem parece meu...), chegou a altura de avaliar qual a alternativa que nos levaria a' cidade. Havia a hipotese de ir de Limousine, de taxi, autocarro ou metro. Nestas coisas, confesso que o que me interessa e' chegar - nao importa muito bem como. E como o preco acaba por falar mais alto, optamos pelo metro, que por apenas 14 dolares nos levou aos 2 ate ao nosso hotel.

A primeira impressao que se tem do metro e': 'Meu Deus, o que e' isto?'. Sim, porque o metro em NY e', como direi... do piorio! Velho (nao sei quantos anos tera', mas e' muito velho), nao tendo por isso escadas rolantes (a excepcao das estacoes mais centrais e modernas), sujo, um tanto ou quanto mal cheiroso, e sobretudo, muito, muito quente - estilo sauna! Eu sei que estavamos no verao, mas as temperaturas nao estavam assim tao elevadas... e andar nas carruagens sem ar condicionado era melhor que uma sessao de sauna num spa requintado - e mais barato. Mas, apesar de tantos defeitos, o que e' facto e' que o metro funciona! Leva-nos a todo o lado de uma forma rapida, nao temos que esperar muito e e' barato - um bilhete diario, com viagens ilimitadas, custa cerca de 5 euros.

Depois de cerca de uma hora de viagem (e ter que andar com a mala as costas, a subir e descer as escadas nao-rolantes das estacoes), la' chegamos ao nosso hotel, bem no coracao de Downtown, mais propriamente a dois passos de Wall Street, onde ficamos os 5 dias que aqui passamos. Muito central, com o metro a dois passos e um Starbucks na esquina (como bons portugueses, um cafe e' logo das primeiras coisas que se procura...). E foi daqui que demos inicio as aventuras nesta cidade.

A cidade de NY esta dividida em 5 grandes zonas - Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. Juntas, albergam uma populacao de 8,5 milhoes, sendo a cidade mais densamente populada da America do Norte. De todas elas, Manhattan, a ilha, e' onde se concentra todo o interesse turistico. Esta dividida em 4 grandes zonas - Downtown (ou Lower Manhatten), Midtown, Central Manhatten e Upper Manhattan. E ha tanto para ver e para fazer por aqui, que desconfio que nem uma vida inteira chega para conhecer esta cidade por dentro e por fora.

Vejamos entao alguns destaques. Comecemos pela zona de Downtown.

Wall Street e o Distrito Financeiro


A zona de Wall Street e' conhecida em especial pela NYSE, a bolsa de NY. Mas ha muito mais por aqui. Edificios gigantes que servem de morada a muitas corporacoes internacionais e executivos nos seus fatinhos cinzentos fazem desta zona o coracao financeiro da cidade. E, tal como em quase toda a cidade, o ritmo a que as coisas se sucedem e' avassalador. Andar na rua e' quase um desafio - para nao se ser arrastado pelas multidoes apressadas - tal e' a velocidade a que as pessoas andam...


Uns quarteiroes mais acima encontramos o fantastico Woolworth Building e a' sua frente o City Hall - a camara municipal la do sitio. Um edificio simples, numa praca triangular, tambem ela simples. Mais a frente, encontramos o tribuinal da cidade, algo semelhante com o que ja tinha visto em Washington.

Ground Zero e a memoria do 11 de Setembro

Incontornavel depois dos atentados do 11 de Setembro, a zona do Ground Zero e'... um grande buraco. Com obras. Com camioes de cimento. Com gruas. E com muito barulho. Mas continua a atrair gente como se as torres ainda la estivessem. E' dificil imaginar que um dia 2 torres gigantes ali moraram e que cairam, mudando para sempre o coracao da cidade. E e' interessante observar como e' que nao cairam mais predios ali ao redor, tal a proximidade e concentracao de estruturas naquela zona...

Visitar o Ground Zero e', acima de tudo, uma experiencia mental. E' imaginar o que foi aquele dia e os dias que se seguiram. E' imaginar os rostos de quem assistiu a tudo e quem (sobre)viveu a tal experiencia. E' imaginar a nuvem de poeira monumental que se levantou e manteve durante semanas... Uma das coisas que nos ajuda nesse processo mental de reconstrucao de factos e' a Exposicao 'Tribute WTC 9/11' que nos mostra minuto a minuto o desenrolar dos acontecimentos, bem como nos da a conhecer as historias pessoais dos que por la perderam a vida, mostrando-nos objectos e memorias resgatados dos escombros. Particularmente tocante e' um muro onde estao inscritos as fotos e todos os nomes das vitimas do 9/11.

Liberty Island e a estatua mais famosa do mundo

Liberty Island e' a ilha que serve de morada a' famosa Estatua da Liberdade, situada na juncao dos dois rios que banham a cidade - o East River e o Hudson River. Para la chegar e' preciso atravessar um sistema de seguranca que e' um verdadeiro suplicio. Instalado depois dos ataques do 9/11 e tendo custado milhoes de dolares, obriga-nos a passar por detectores de metais por duas vezes, uma a' entrada do ferry, outra a' entrada da estatua. Isto ja para nao falar nas restricoes de 'Nada de comer, nada de beber, nada de mochilas no acesso a' estatua'. Excessivo? Sim, em minha opiniao, mas afinal de contas estamos na America, onde tudo se justifica. Adiante.

A estatua em si e' aquilo que se ve no cinema. Imponente, feita de cobre (a cor verde resulta da oxidacao deste metal), simboliza a independencia americana e esta muito ligada aos imigrantes vindos de paises distantes, uma vez que este era o primeiro marco que viam ao chegar a terras americanas, dando inicio ao sonho americano. A vista que se tem da cidade e' magnifica, com a skyline a desenhar-se la na outra margem, grandiosa e cativante. A subida a torre faz-se apenas ate' a base, uma vez que ja nao e' possivel subir-se ate' a' coroa. Vale a pena a visita, embora a vista nao seja muito melhor do que a que se ve ca de baixo.

Um pouco mais a frente encontramos a Ellis Island, onde desembarcavam os emigrantes durante a primeira metade do seculo XX, e onde eram sujeitos a inspeccoes medicas e mentais, antes de entrarem no destino final. Nao visitei por dentro, apenas apreciei a vista do barco...


Brooklyn e a sua Ponte

Talvez um dos landmarks mais famosos da cidade, a Ponte de Brookyn, e' uma estrutura aberta tanto a veiculos como a peoes, tendo sido construida em 1883. Do outro lado, Brooklyn, um mundo muito diferente de Manhattan - mais familiar, mais habitacional, menos atraente. Atravessar a ponte a pe' e' uma experiencia que recomendo a todos, em especial se o fizerem no sentido Brooklyn - Manhattan. A vista que se tem sobre a silhueta da cidade e' fantastica e permite ter uma nocao muito concreta de quao grande ela e'. Cuidado apenas com os ciclistas que tambem por la andam, que nao sao nada meigos nas velocidades...


Para a proxima, vamos ver o que Midtown Manhattan tem para nos oferecer...

Sem comentários: