quarta-feira, outubro 03, 2007

Washington, factos e fotos

A encerrar os relatos de mais uma cidade, aqui ficam como de costume algumas referencias a filmes e series de TV que tem ou tiveram como palco a cidade de Washington. No pequeno ecra, muitos foram os enredos que aqui se centraram, muitos deles realacionados com o Governo e a Presidencia Americana - The West Wing (Os Homens do Presidente), por exemplo - ou com organizacoes de seguranca, estilo FBI: X-Files (Ficheiros Secretos) ou Criminal Minds (Mentes Criminosas) sao bons exemplos. No campo da comedia, Murphy Brown e Get Smart sao duas series intemporais e que nunca passam de moda.

No cinema, filmes com JFK, o Dossier Pelicano, Uma Questao de Honra ou Minority Report sao passados em DC. Isto ja para nao falar nos milhentos outros filmes que tem cenas la passadas. Mais uma vez confesso que me deu um certo gozo passear por estes mesmos locais e poder ligar as imagens aos sitios. E ha coisas que so se percebem quando se visitam os locais onde certas cenas sao filmadas. Lembram-se daquela cena em que Forrest Gump atravessa a 'Reflecting Pool' para ir ter com a sua Jenny? Se voltarem a ver o filme, reparem em como a agua esta limpinha! Nao podia estar mais longe da verdade... com tanto pato que la mora, os presentes que la deixam fazem com que aquela agua esteja muito longe do conceito de 'limpa'... mas enfim, sao as maravilhas da setima arte!

Mas deixemos o cinema e voltemos a' realidade. No meio de tanta americanisse, foi muito agradavel ver isto numa das muitas estacoes de metro:


Trata-se de um cartaz a anunciar a exposicao 'Encompassing the Globe - Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries', que reunia centenas de artefactos provenientes nao so do nosso pais como tambem dos locais por onde passavam as rotas de comercio portuguesas. Confesso que tive pena de nao ter dado la um salto, mas ja nao havia tempo para mais. Mas foi interessante ver uma referencia tao grande ao nosso pais, num local tao visivel como uma estacao de metro, numa cidade sem qualquer ligacao ao nosso pais.

Para mais fotos, espreitem aqui.

Sem comentários: