segunda-feira, outubro 08, 2007

New York, do SoHo a Chinatown

A zona central de Manhattan esta repleta de bairros tipicos, que dao a' cidade um carisma internacional, bem como um ar de 'melting-pot', numa mistura de culturas, gostos e tradicoes. Confesso que esta foi a zona em que passei menos tempo, e onde gostaria de voltar um dia destes... a ver vamos se isso e' possivel.

SoHo

O SoHo e' uma zona que fica entalada a sul da Rua Houston (por oposicao ao NoHo, que fica a norte) e a norte da Canal Street. E' a zona mais in da cidade, preferida pelos artistas e pelas galerias de arte. Foi tambem aqui que comecou a moda dos 'lofts', os grandes armazens abandonados convertidos em luxuosas casas de habitacao. Passear por esta zona, em especial ao fim de semana, e' divertido - tal e' a multidao de gente na rua. Restaurantes finos, lojas de alto gabarito (entre as quais um Bloomingdale's carissimo, onde so entramos mesmo para ver...) e com um ar muito modernaco conferem a zona um carisma unico.

Chinatown

Chinatown e'... Chinatown. Igual a tantas outras, pejada de orientais, cheia de lojas em que se pode encontrar tudo e mais alguma coisa, desde o falso Calvin Klein ultimo modelo, aos frutos mais estranhos... tudo no mesmo espaco de 20 metros quadrados. Ja para nao falar nas incontaveis chinesas que andam com um catalogo de malas Louis Viton e semelhantes, para que as madames possam escolher. Assim escusam de ter que montar e desmontar a banca todos os dias, passam facilmente despercebidas pela policia e nao correm tanto perigo de serem apanhadas. No fundo, e' tudo uma estrategia financeira - menos investimento, mais lucro.

A area e' bastante animada, com imensa gente na rua a fazer compras ou simplesmente a conviver. Passeamos por la na manha de Domingo, antes de regressarmos e, para um domingo de manha, era impressionante a quantidade de gente que por la andava.

Little Italy

Como o nome indica, esta e' a zona da cidade dedicada as raizes italianas. Pelo menos, assim devia ser... o que e' facto e' que com a diversificacao da cidade, poucas ja sao as influencias italianas que se encontram por aqui. E' certo que os restaurantes italianos ainda la moram (alguns), mas estao talvez demasiado americanizados, como tudo o que foi parar aos Estados Unidos. As placas a indicar o nome das ruas bem que fazem referencia a esta 'Little Italy', mas de Italia, aquilo que vamos vendo aqui e ali sao apenas as cores da bandeira nacional...



Flatiron Building

O Flatiron Building e' um dos edificios mais curiosos de Manhattan. Encaixado entre a 5 Avenida, a Broadway e a 23 rua, e' um edificio triangular, bastante estreito, de 22 andares. Visto de frente e' de uma estreiteza quase surreal e visto de lado, parece mais achatado que uma tabua. Visto do alto do Empire State Buiding, tem este aspecto:



Curiosamente, passei por ele varias vezes ate reparar de que edificio se tratava. Isto e' tambem uma constante em Manhattan - a' altura dos olhos pouco ou nada se deslumbra... ha que olhar la bem para cima para ver o que a cidade tem para oferecer...

A ultima area a destacar engloba o pulmao da cidade e uma das zonas de relax preferidas dos nova-iorquinos...

Sem comentários: