domingo, outubro 07, 2007

New York, da Broadway a Times Square

Midtown Manhatten e' uma das zonas mais movimentadas de NY. Delimitada pela 42nd Street a sul e pela 57th Street a norte, e' la que se encontram alguns do mais procurados pontos turisticos da cidade. E e' tambem aqui que se pode ter uma verdadeira nocao do que e' viver em NY - a azafama, o transito (aqueles taxistas sao loucos!), a pouca paciencia, o jaywalking... tudo a acontecer ao mesmo tempo, e em todas as direccoes. Passear nesta zona da' um gozo brutal - nao so por nos encontrarmos perto dos locais que reconhecemos do cinema, mas tambem pela boa onda que nos rodeia: muita animacao, lojas, teatros... e acima de tudo, muitas, muitas luzes.

Mas vamos la' entao ao que interessa...

Times Square

Times Square e'... o maximo! E' Las Vegas em ponto pequeno. E' o Picadilly Circus londrino em ponto grande. E' pequena o suficente para ser acolhedora (e' mais pequena que as famosas pracas europeias, por exemplo) e e' grande o bastante para entreter... A imagem de marca desta praca (que se estende por varios quarteiroes da Broadway e da 7 Avenida) sao as centenas de anuncios digitais, projectados em ecras de tamanho gigante, que enviam as suas luzes e cores para a rua, como que hipnotizando quem passa.


Repleta de lojas (muitas delas de souvenirs), restaurantes e teatros, esta zona e' particularmente agitada a' noite (onde ganha outro encanto). Mas de dia tem tambem os seus motivos de interesse. Por sorte ou coincidencia, numa das muitas incursoes que fizemos por esta zona, fomos brindados com uma feira plantanda no meio da rua, onde se vendia de tudo um pouco - para alem dos comes e bebes tipicos, via-se tambem artesanato, T-shirts, artigos de contrafaccao a 25 dolares e muita, muita animacao e musica.

Foi engracado, no meio de uma cidade tao grande como esta, ver algo tao simples e basico como uma feira...

Grand Central Station

Grand Central Station e' o ponto nevralgico dos transportes nova-iorquinos. E' para aqui que convergem as principais rotas de entrada na cidade e por ali passam milhares de passageiros em cada dia. Tive oportunidade de passar por la em plena hora de ponta e de observar o 'corre-corre' constante dos passageiros apressados, que cruzam os 4 cantos do atrio principal a' procura do seu destino. E' interessante subir ao alto de uma das escadarias e observar todo aquele mundo, com o distanciamento de quem esta de ferias... e e' tambem inevitavel pensar que, outrora, tambem eu ja fiz aquela figura...

O atrio principal da estacao e', por si so', uma obra de arte incrivel - grande, quase todo ele em marmore, com amplas janelas e tectos altos belamente decorados com candelabros antigos. Faz lembrar um grande salao de festas, num dos muitos palacios da realeza europeia. Um pequeno centro comercial e alguns restaurantes e cafes, fazem da Central Station um lugar que tem tanto de classico como de moderno.

A Sede das Nacoes Unidas

The UN Headquarters fica no extremo este da 42nd Street e e' um imponente edificio rectangular e espelhado, que serve de casa a ONU. Curiosamente, esta uma area em que outrora se situavam os matadouros que serviam a cidade... o que nao deixa de ser curioso, para uma organizacao que se auto proclama como o bastiao da paz no mundo...

Nao sendo especialmente interessante, o edificio alberga algumas obras de arte curiosas, que fazem com que a visita valha a pena, quanto mais nao seja, por fora (uma vez que as visitas guiadas tem que ser marcadas com antecedencia)...



Broadway

Com os seus 17 km de extensao, a Broadway e' uma das maiores avenidas de Manhattan, cortando a ilha de norte a sul na diagonal, desde o Battery Park ate ao coracao do Harlem. Famosa por ser a sede do Theater District, e' aqui que encontramos os teatros que albergam os musicais mais famosos, as pecas de teatro mais recentes ou os espectaculos veteranos, em cena ja por decadas.


O Empire State Builing e o Chrysler Building

Se ha coisa que nao falta em NY sao arranha-ceus. Ha-os de todas as formas e feitios, mais ou menos pequenos, mais ou menos impressionantes. Construidos, muitos deles, para servirem de sede a poderosas corporacoes, dao a' cidade uma silhueta unica no mundo, e fazem com que passemos parte do tempo de nariz apontado ao ceu, para os podermos apreciar em toda a sua grandeza.

No meio de tanto cimento, metal e vidro, ha dois edificios que se destacam - o Empire State Building e o Chrysler Building. O Empire e' agora o edificio mais alto da cidade, desde 2001, e a subida ao seu observatorio, no 84 andar, proporciona-nos uma vista absolutamente brutal de toda a cidade. Vale bem a espera (que ate nem e' muito longa - cerca de meia hora). O Chrysler e' o segundo edificio mais alto, e o seu estilo art-deco tentou reproduzir alguns elementos que eram usados nos carros da marca, na altura em que o edificio estava a ser construido. E' considerado por muitos o edificio mais elegante de toda a cidade.


Rockefeller Center

O Rockefeller Center e' talvez mais conhecido pelo seu ringue de patinagem no gelo ou pela arvore de natal que todos os anos e' la plantada. Mas esta praca, cujo elemento dominante e' a estatua de Prometheus, e' um local bem acolhedor, com as suas esplanadas, as centenas de bandeiras, os pequenos parques e os seus muitos edificios que a delimitam.

Um desses edificios e' o Radio City Music Hall, uma sala de espectaculos com mais de 75 anos, onde toda a gente que e' gente do espectaculo ja tocou um dia...


Para a proxima, viajamos ate' a zona central de Manhattan...

Sem comentários: