quarta-feira, outubro 10, 2007

New York, factos e fotos

Nova Iorque e' daquelas cidades a que nao se fica indiferente - ou se gosta muito, ou nao se gosta nada. Por isso, em jeito de conclusao, ha uma pergunta que se impoe... Mas afinal, gostei ou nao de Nova Iorque?! A resposta a esta pergunta, podendo parecer facil, nao e'. O que faz com que seja dificil responder e' o facto da cidade apresentar tantos contrastes... no meio de tanta coisa gira para ver e fazer, no meio de tanto marco universal, no meio de tanta intensidade... existe uma Nova Iorque suja, mal-cheirosa, barulhenta, com um estilo de vida a 100 a' hora, em que tudo tem de ser feito a correr, numa perseguicao constante nao se sabe muito bem do que... Mas talvez seja isso mesmo que a faz uma cidade unica e entusiasmante - a combinacao destes vectores tao distantes uns dos outros, que juntos, fazem com que a queiramos descobrir mais e mais. Por isso, a resposta e' 'Sim, gostei muito de NY'. Nao gostaria de la viver (ao contrario de Chicago, por exemplo, que considero uma cidade muito mais equilibrada), mas para visitar de vez em quando, sim senhor.


Mais umas notas curiosas... falei aqui sobre o facto de a cidade ser suja e mal cheirosa. Creio que grande parte, este mal e' causado por isto:



Isto, meus amigos, e' apenas uma amostra do que TODOS OS DIAS, se ve, em especial ao final da tarde, um pouco por todo o lado. Os Nova-Iorquinos simplesmente livram-se do lixo, deixando-o a' porta, a espera que os senhores responsaveis o venham buscar... A foto em cima foi tirada a' uma da tarde... e sabe-se la quando a recolha acontece... provavelmente de noite. Agora imaginem este tipo de cenarios em zonas de restaurantes... nada agradavel, posso dizer-vos.

Outro aspecto interessante e' conduzir em Manhattan. De todas as grandes cidades onde ja conduzi, nada se compara a esta. Por duas razoes: primeiro, pelo facto da maioria das ruas ser sentido unico, o que dificulta um bocado a coisa... senti-me um pouco estilo jogo de computador em que sempre que eu queria virar, nao era permitido... tinha que virar nao sei quantos blocos mais a' frente, voltar para tras e mais nao sei o que. Um stress! A segunda razao sao estes senhores:


Dao um colorido bonito a' cidade, os Yellow Cabs... mas sao uns doidos a conduzir. Vale tudo menos arrancar olhos - passar pela direita, fazer ziguezagues, razias, travagens bruscas, atravessadelas perigosas so para nao perder um cliente, enfim, ve-se de tudo. So sei dizer que ao fim de 5 minutos, ja estava a conduzir como eles... caso contrario era positivamente cilindrado!!! Quando estacionei o carro, aquilo que senti foi... alivio!

So mais uma para acabar. No meio da Broadway, sem estarmos muito a' espera, damos de caras com isto:


La' esta'... e' uma cidade de contrastes... tudo em volta (a' excepcao da igreja adjacente) sao arranha-ceus. Engracado.

A terminar, como de costume, ficam imagens e sons de NY. No dominio da 7 Arte, e' impossivel mencionar os filmes que la foram feitos... sao tantos, que muitos posts nao chegariam... deixo-vos esta amostra, do filme Manhattan, orquestrado pelo senhor que mais vezes filmou em NY e que a sabe filmar como ninguem... Woddy Allen:




No dominio da musica, escolhi 3 musicas: 'New York, New York' de Ryan Adams, por ser uma musica que ainda hoje tem um profundo significado para a cidade (vejam o video para perceberem porque); 'Leaving New York', dos REM, porque descreve bem o sentimento que sente ao deixar para tras uma cidade como esta; e 'New York, New York', de Moby, pela parodia que faz a' maluqueira citadina que por la' se vive.












E foram assim, as ferias 2007... as de verao, porque o ano ainda nao acabou. Ainda ha tempo para, em Dezembro, ir passar o fim de ano a qualquer lado... dizem que a Florida e' agradavel nessa altura...


Talvez. Logo se ve.

Ah, ja me esquecia das fotos - aqui.

Sem comentários: